Entenda seu coração

Seu Coração

Entendendo seu coração

Entenda seu coração

O coração é como uma bomba que trabalha movendo o sangue por todo o corpo, distribuindo oxigênio e nutrientes e recolhendo gás carbônico e outros produtos metabólicos. É o músculo mais importante do corpo.

Ele é formado por quatro câmaras: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Estas câmaras são separadas por quatro válvulas, o que faz com que o fluxo sanguíneo ocorra sempre num único sentido. O lado direito do coração recebe o sangue vindo do corpo, com baixa concentração de oxigênio, e tem a função de manter o fluxo no sentido dos pulmões, onde os gases sanguíneos são renovados (retirando o gás carbônico e aumentando a concentração de oxigênio). O lado esquerdo recebe o sangue já renovado, que acabou de sair dos pulmões, e tem a importante função da distribuição sanguínea por todo os órgãos.

Enquanto circula pelo corpo, o sangue fornece oxigênio e nutrientes para todas as estruturas (fígado, intestino, rins, pele, cérebro e até para o próprio coração), ao mesmo tempo que recolhe os resíduos do metabolismo. O sangue retorna para o lado direito e o ciclo começa novamente. O músculo cardíaco é denominado miocárdio. Como qualquer outro músculo, ele também precisa receber nutrientes. A tarefa de levar esse suprimento cabe às artérias coronárias.

Este processo é coordenado ritmicamente pela estrutura nó sinusal (NS), que é um marcapasso natural. O NS é o maestro do coração, responsável por gerar os impulsos elétricos que promovem as contrações do músculo cardíaco, cujos batimentos podem ser mais lentos ou mais rápidos conforme a necessidade ou a atividade que a pessoa está desempenhando no momento.

 

Entenda seu coração

As anormalidades neste sistema (as famosas arritmias cardíacas) podem ocorrer por vários motivos, desde estímulos elétricos lentos demais até alterações na distribuição desses estímulos pelo músculo cardíaco, os chamados bloqueios.

O sistema circulatório cardiovascular tem entre 5 e 8 litros de sangue. Ao longo de um dia, o coração bate aproximadamente 100 mil vezes, ejetando em torno de 70 ml a cada contração. Desta forma, o coração desempenha um trabalho equivalente a bombear 7 mil litros de sangue todos os dias.

Agende sua consulta

Consultório Instituto do Coração (InCor - USP)

Consultório Hospital Sírio-Libanês

(11) 96681-0001

Agendamento de consultas apenas por Whatsapp
© 2019 Dr. Hugo Thomé

Agende sua consulta!

Consultório Instituto do Coração (InCor - USP)

Consultório Hospital Sírio Libanês

(11) 96681-0001

Agendamento de consultas apenas por Whatsapp